Trecho do Relatório/ Diagnóstico Participativo da EMEB- Castro Alves no início do ano letivo 2017. Para o professor Ivan a
presença da comunidade presente com o intuito de promover a avaliação
diagnóstica participativa é fundamental para que possamos iniciar um processo
de entendimento de alguns princípios que norteiam a prática educativa, tendo
nesta premissa (Ensino, Aprendizagem e Qualidade) uma vertente para indagarmos
aos pais: O que se espera da escola em relação ao ensino e aprendizagem? Diante
desta pergunta o professor iniciou explicando, que em sua maioria os pais não
compreendem a premissa acima, e apenas matriculam, sem questionar o papel
dualístico de ensinar e aprender. A escola enquanto função social, precisa
equacionar estes dualismos no entendimento do mediador, a partir da legislação,
principalmente ao reconhecer ativamente as mudanças do Ensino Fundamental (de
oito para nove anos) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) nas ações do
Projeto Político Pedagógico (PPP), não concretizado pela maioria das unidades do
município e efetivamente na escola Castro Alves. Por outro lado, com a criação
do Plano Municipal de Educação do Município (PME), e suas expectativas com
relação à decenalidade, monitoramento, avaliação e diagnóstico dos resultados
de aprendizagem, conclue que inexistem políticas educacionais municipais
direcionadas ao atendimento de um plano de gestão da aprendizagem eficiente e
de qualidade para atender, de fato, a função mencionada. Mais uma vez o
professor se sensibilizou com a equipe gestora e sugeriu que se analisem os
fatos apresentados, uma vez que, estes tem contribuído de forma negativa para
promoção de péssimos resultados no Ideb (2005 a 2015).
link para acessar o Relatório/Diagnóstico Participativo - Consiste na apresentação a comunidade escolar da EMEB Castro Alves - Distrito de Barragem Leste (https://www.4shared.com/office/1JLvyQ88ca/Relatrio_Diagnostico_Participa.html) .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Expresse aqui sua opinião , grato Ivann.