É impressionante como em nome de razões outras,
em muitos casos deixamos de valorizar a práxis social daquilo que
pregamos/ensinamos. Me dou como exemplo, refletindo os mais de 20 anos
dedicados a pesquisa sobre a Qualidade da Educação no Alto Sertão Alagoano.
Quiçá, historicamente no estado com piores índices de qualidade em aprendizagem
(Matemática e Português) do Brasil. Apesar de parte do financiamento
educacional ser garantido em lei e os gestores por outro lado ‘ingessados’
envoltos com tantas outras prioridades da gestão pública, a educação ‘reflete
e muito’ nas administrações municipais e estes não enxergam? Enxergam mas não
podem?. Tenho me perguntado, e os
professores, como tem refletido os péssimos resultados de aprendizagem? De forma
concreta, ponho em discursão enquanto classe, o papel e o discurso. Planos de
Cargos e Salários PCS discutidos sem uma avaliação de fato, dos principais
envolvidos, resolvidos à sorte. Discussões democráticas de gestão educacional,
analisadas equidistantes do ponto central do Direito Democrático da
Participação de Todos. Câmara de vereadores/Fiscais eleitos pelo voto do povo,
sem um representante com conhecimento profundo das legislações educacionais
pertinentes, e Agora José (PAULO DINIZ poema de CDA) Se você gritasse, Se você gemesse, Se você
tocasse a valsa vienense, Se você dormisse, Se você cansasse, Se você
morresse... Mas você não morre, Você é duro, José!
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