25/11/2011

MEC apresenta proposta para deixar aluno mais 20 dias por ano na escola

OLÁ AMIGOS PROFESSORES E ALUNOS, VEJAM . PROFESSORES O QUE VOCÊ ACHA DE TER UMA CARGA MAIOR DE TRABALHO, UNS 20 DIAS A MAIS, SEM  AUMENTO EFETIVO DO SEU SALÁRIO?  CAROS ALUNOS  O QUE DIRIAM POR UM AUMENTO EFETIVO DE 20 DIAS NA CARGA HORÁRIA ANUAL, OU SEJA  ACRÉSCIMO DE SÁBADO LETIVO OU PROVAVELMENTE INÍCIO DAS AULAS ANTES E TÉRMINO  DEPOIS DOS JÁ PREVISTO . CONTO COM A SUA OPINIÃO, VAMOS ABRIR UM GRANDE DEBATE.                               
                    MEC apresenta proposta para deixar aluno mais 20 dias por ano na escola
O ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou nesta quarta-feira (21) em Brasília o resultado de uma pesquisa que levou o MEC a avaliar o aumento de até quatro semanas no calendário letivo da educação básica do país no sistema público e privado. Atualmente, o Brasil tem 200 dias, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases (nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) no ano letivo e carga horária de 800 horas. O ministro propõe um amplo debate sobre a ampliação da carga horária escolar para 220 dias ao ano.
“Sempre que o MEC se vê diante de uma evidência forte que algo pode melhorar a partir da descoberta de um estudo temos que perseguir este objetivo”, disse Haddad. O ministro vai discutir a proposta com secretários de educação estaduais e municipais. Ele espera concluir o debate este ano para que a proposta seja encaminhada ao Congresso Nacional em 2012 para votação. “Nenhum país com bom desempenho tem uma carga horária de 800 horas”, disse o ministro. “O Chile tem carga de 1.200 horas por ano e o nosso desempenho hoje é equivalente ao que o Chile tinha no ano 2000.”
A pesquisa coordenada por Ricardo Paes de Barros, subsecretário da Secretaria de Asssuntos Estratégicos da presidência, mostrou que dez dias a mais de aula aumentam em 44% o aprendizado dos alunos e em sete pontos a nota dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Essa melhoria pode ser atingida aumentando a exposição do aluno ao conhecimento.
Segundo o pesquisador, o aumento da exposição pode ser feito com ampliação da jornada diária e com a diminuição das faltas dos alunos e dos professores durante o ano letivo. Mas a alternativa mais atraente, segundo Barros, é a que tem o menor custo. “Em termos de custo é melhor porque na outra alternativa (mais horas/aula por dia ou menos alunos por sala) você precisa aumentar o espaço na escola colocando restaurantes e espaços esportivos.”
A outra variável que provoca melhora é a qualidade do professor. “Tem um enorme impacto entre se consultar um bom ou um mau médico. Com o professor também é assim, mas a gente não valoriza a profissão e deixa o profissional mais experiente migrar para a rede privada”, destacou o pesquisador. Ainda de acordo com ele, o impacto no Saeb com professor experiente seria de 3,3 pontos.

Um comentário:

  1. Infelizmente está se criando uma capa ilusoria em cima desta nossa educação, como forma de se "tentar" solucionar as mazelas atuais, que vemos bem nos "ENEN´s e ENADE's" atuais. A desqualificação da maioria dos alunos é gritante e como sempre o dedo acusador reacai sobre o professor, que a todo custa tenta ser DEZ e consegue, pois tornar-se DEZmotivado diante das mascaras colocadas em frente a uma educação mentirosa, DeZorganizado pelo simples fato de ter que conviver profissionalmente e dualidades de conceitos-tradicional ou tecnicista ou construtivista ou....., e DEZvalorizado financeira, emocional e profissional mente pelo que chamamos de sistema. Lembro bem que na minha infância, tinhamos férias de um mêm de junho a julio e de aproximadamente 3 meses de dezembro a março, quando normalmente iniciava um novo anoa letivo. E aprendiamosr, honrosamente, conteudos em uma 4ª série que hoje um 8º Ano do ensino Fundamental não produz. Será que a solução realamente esta no aumento da carga horaria ou na fiscalização devida das propostas transdisciplinares ofertadas nas escolas. Chega de modismo. É hora de realmente vermos nossa realidade e trabalharmos em cima e para ela.

    Patricia Olivense de Andrade

    Mst.Ciencias da Educação-PY
    Pedagoga - UNEAL
    Especialista em Gestão Escolar.
    Profª PGP- UNEAL/Curso de Pedagogia.
    patricia_olivense@hotmail.com
    Profª do 2º ANO do EF- Aapiraca/AL

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