Então
vejam, em virtude das pesquisas/trabalhos sobre a ‘Qualidade da Educação na
Microrregião Alagoana do São Francisco, região do alto sertão alagoano’, tenho
escutado em Palestras, Aulas, Seminários e encontros educacionais,
questionamentos pertinentes do tipo: É POSSÍVEL re/QUALIFICAR A PIOR REDE DO ALTO SERTÃO?
(Delmiro Gouveia) ? E, COMO?. QUEM FORAM OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR DELMIRO
‘NUNCA’ TER CONSEGUIDO A NOTA MÍNIMA DA AVALIAÇÃO DO IDEB NOS ANOS INICIAIS?
COMO O MUNICÍPIO CHEGOU A SER COLOCADO COMO ANTEPENÚLTIMO DO ESTADO, SE CONSIDERARMOS OS
PARTICIPANTES DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA- SAEB.
Alguns
insistem na ideia de que exista uma fórmula mágica, ou bala de prata. Outros
querem creditar as responsabilidades a A ou B. Por outro lado, ainda temos os
mais equilibrados que dividem entre ‘todos’ os terríveis resultados. Os anais
teóricos filosóficos da questão, em termos práticos, estão sistematicamente
plantados na compreensão do modelo de gestão adotado na prática in loco, ou seja, antes de tudo
precisamos redefinir os conceitos de educação e qualidade, visto por cada rede,
escola e comunidade escolar. Nestes
termos, vivenciaremos um grande número de outras variáveis que
foram negadas desde a implementação da avaliação sistemática do Ideb em 2005.
Uma das maiores preocupações do gestores, tem sido o modelo sócio político
administrativo, muito abalado pelas
recentes crises, que influenciam diretamente a aplicação de recursos. É
possível revolucionar sim, os modelos caros de qualificação, promovendo uma
requalificação/recuperação se analisando outras variáveis não menos importantes
do problema. Vamos refletir ainda mais... Educação é tudo.
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