16/10/2017

É POSSÍVEL re/QUALIFICAR A PIOR REDE DO ALTO SERTÃO?

Então vejam, em virtude das pesquisas/trabalhos sobre a ‘Qualidade da Educação na Microrregião Alagoana do São Francisco, região do alto sertão alagoano’, tenho escutado em Palestras, Aulas, Seminários e encontros educacionais, questionamentos pertinentes do tipo: É POSSÍVEL  re/QUALIFICAR A PIOR REDE DO ALTO SERTÃO? (Delmiro Gouveia) ? E, COMO?. QUEM FORAM OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR DELMIRO ‘NUNCA’ TER CONSEGUIDO A NOTA MÍNIMA DA AVALIAÇÃO DO IDEB NOS ANOS INICIAIS? COMO O MUNICÍPIO CHEGOU A SER COLOCADO COMO ANTEPENÚLTIMO DO ESTADO, SE CONSIDERARMOS OS PARTICIPANTES DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA- SAEB.

Alguns insistem na ideia de que exista uma fórmula mágica, ou bala de prata. Outros querem creditar as responsabilidades a A ou B. Por outro lado, ainda temos os mais equilibrados que dividem entre ‘todos’ os terríveis resultados. Os anais teóricos filosóficos da questão, em termos práticos, estão sistematicamente plantados na compreensão do modelo de gestão adotado na prática in loco, ou seja, antes de tudo precisamos redefinir os conceitos de educação e qualidade, visto por cada rede, escola e comunidade escolar. Nestes termos, vivenciaremos um grande número de outras variáveis que foram negadas desde a implementação da avaliação sistemática do Ideb em 2005. Uma das maiores preocupações do gestores, tem sido o modelo sócio político administrativo, muito abalado pelas recentes crises, que influenciam diretamente a aplicação de recursos. É possível revolucionar sim, os modelos caros de qualificação, promovendo uma requalificação/recuperação se analisando outras variáveis não menos importantes do problema. Vamos refletir ainda mais... Educação é tudo.

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