Muito se tem discutido no meio acadêmico as premissas envoltas as novas tendências da educação e suas possíveis contribuições para uma prática objetivamente concreta em termos de aprendizagem e principalmente no atendimento equitativo e para todos. Cada vez mais a prática educativa encaminha os seus propósitos para uma cultura de dados global e esta perspectiva alinha-se as propostas de direcionamento para uma educação personalizada com modus faciendi direcionado a uma busca pelos resultados efetivos. Recentemente já apresentamos em uma pesquisa intitulada: EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL EM DELMIRO GOUVEIA: ENTRE EXPECTATIVAS, PERSPECTIVAS E PERCALÇOS A NECESSIDADE DE PRIORIZAR META COM GARANTIA DE APRENDIZAGEM, na rede municipal de ensino. Tenho dito, e reitero a cada palestra a necessidade de se reconhecer urgentemente a aplicação de um novo modelo, e como dizia NÓVOA, 1990, " iniciar um processo sistemático considerando, apenas, os bons projetos, com bons resultados concretos". O fato é que os gestores de um modo geral na região não teem motivação ou efetivamente crença nas novas tendências que muito mais se apresentam como meros modelos teóricos. A propósito Moacir Gadotti, acentua novas tendências educacionais como modelos reais e presentes, muito embora, não práticos, como: Tendência Holística, Globalizada, Tecnológica entre outras. Por outro lado, reconhecemos que para um novo aluno, uma nova tendência, uma nova maneira de conduzir sistematicamente o processo é necessária. Algumas das mais recorrentes como tendências personalizadas como apresentado por Gabriele Ferreira no site Guia de Educação.
- Design
universal de aprendizagem: onde professores
tem a missão de compreender a maneira como seus alunos tem acesso as
informações e a forma que eles a absorvem e ainda se conseguem passar esse
aprendizado a frente;
- Inovação e
criatividade: onde possibilita
alunos e professores a saírem da sua zona de conforto aprender mais e
assumir riscos através do uso de inovações e criatividade no aprendizado e
projetos;
- Preparação
para o futuro: onde alunos
poderão usar a seu favor a exploração de projetos pessoais, profissionais
e colocar um plano de aprendizagem em prática para estarem aptos para o
ensino superior ou carreira;
- Letramento
digital: os professores têm a missão de ao
mesmo tempo que entende o mundo tecnológico em que seus alunos vivem,
tentar fazer com que eles coloquem em prática o uso correto dessas
tecnologias;
- Política
de educação baseada em competências: deve
ser respeitada a experiência de cada profissional e incentivar aqueles que
possuem mais tempo de sala de aula;
- Colaboração
global: os professores devem ter uma noção e
compreensão intercultural e assim conseguir despertar o interesse ao
trazer o mundo aos seus alunos, onde poderão aprender sobre coisas e
culturas bem diferentes;
- Aprendizagem
baseada em projetos: projetos onde o
foco é o que o aluno deseja trabalhar e aprender, tornando o aprendizado
mais diversificado e personalizado;
- Aprendizagem
profissional: tem o intuito de
manter seus profissionais sempre atualizados e que através de uma formação
profissional seja possível encorajar para o próprio crescimento pessoal;
- Equidade e
justiça social: com o intuito de
que todos os alunos sejam encorajados e ganhem confianças, uma maneira de
entender de que todos alunos têm voz ativa e juntos podem transformar uma
realidade;
- Cultura de
aprendizagem: tem o intuito de
ensinar valores e comportamentos de forma que todos cresçam e levem o
aprendizado ao longo da vida.
( https://canaldoensino.com.br/blog/author/gferreira)
O DESAFIO É COMPREENDER QUE VIVENCIAMOS UMA IMENSA FALTA DE SINTONIA: ALUNO X PROFESSOR X NOVAS TENDÊNCIAS X RESULTADOS CONCRETOS DE APRENDIZAGEM.
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