28/08/2017

QUALIDADE, PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM

 Muito se tem discutido no meio acadêmico as premissas envoltas as novas tendências da educação e suas possíveis contribuições para uma prática objetivamente concreta em termos de aprendizagem e principalmente no atendimento equitativo e para todos. Cada vez mais a prática educativa encaminha os seus propósitos para uma cultura de dados global e esta perspectiva alinha-se as propostas de direcionamento para uma educação personalizada com modus faciendi direcionado a uma busca pelos resultados efetivos.  Recentemente já apresentamos em uma pesquisa intitulada: EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL EM DELMIRO GOUVEIA: ENTRE EXPECTATIVAS, PERSPECTIVAS E PERCALÇOS A NECESSIDADE DE PRIORIZAR META COM GARANTIA DE APRENDIZAGEM, na rede municipal de ensino. Tenho dito, e reitero a cada palestra a necessidade de se reconhecer urgentemente a aplicação de um novo modelo, e como dizia NÓVOA, 1990, " iniciar um processo sistemático considerando, apenas, os bons projetos, com bons resultados concretos". O  fato é que os gestores de um modo geral na região não teem motivação ou efetivamente crença nas novas tendências que muito mais se apresentam como meros modelos teóricos. A propósito Moacir Gadotti, acentua novas tendências educacionais como modelos reais e presentes, muito embora, não práticos, como: Tendência Holística, Globalizada, Tecnológica entre outras. Por outro lado, reconhecemos que para um novo aluno, uma nova tendência, uma nova maneira de conduzir sistematicamente o processo é necessária. Algumas das mais recorrentes como tendências personalizadas como apresentado por Gabriele Ferreira no site Guia de Educação.
  • Design universal de aprendizagem: onde professores tem a missão de compreender a maneira como seus alunos tem acesso as informações e a forma que eles a absorvem e ainda se conseguem passar esse aprendizado a frente;
  • Inovação e criatividade: onde possibilita alunos e professores a saírem da sua zona de conforto aprender mais e assumir riscos através do uso de inovações e criatividade no aprendizado e projetos;
  • Preparação para o futuro: onde alunos poderão usar a seu favor a exploração de projetos pessoais, profissionais e colocar um plano de aprendizagem em prática para estarem aptos para o ensino superior ou carreira;
  • Letramento digital: os professores têm a missão de ao mesmo tempo que entende o mundo tecnológico em que seus alunos vivem, tentar fazer com que eles coloquem em prática o uso correto dessas tecnologias;
  • Política de educação baseada em competências: deve ser respeitada a experiência de cada profissional e incentivar aqueles que possuem mais tempo de sala de aula;
  • Colaboração global: os professores devem ter uma noção e compreensão intercultural e assim conseguir despertar o interesse ao trazer o mundo aos seus alunos, onde poderão aprender sobre coisas e culturas bem diferentes;
  • Aprendizagem baseada em projetos: projetos onde o foco é o que o aluno deseja trabalhar e aprender, tornando o aprendizado mais diversificado e personalizado;
  • Aprendizagem profissional: tem o intuito de manter seus profissionais sempre atualizados e que através de uma formação profissional seja possível encorajar para o próprio crescimento pessoal;
  • Equidade e justiça social: com o intuito de que todos os alunos sejam encorajados e ganhem confianças, uma maneira de entender de que todos alunos têm voz ativa e juntos podem transformar uma realidade;
  • Cultura de aprendizagem: tem o intuito de ensinar valores e comportamentos de forma que todos cresçam e levem o aprendizado ao longo da vida.

(https://canaldoensino.com.br/blog/author/gferreira)
O DESAFIO É COMPREENDER QUE VIVENCIAMOS UMA IMENSA FALTA DE SINTONIA:  ALUNO X PROFESSOR X NOVAS TENDÊNCIAS X RESULTADOS CONCRETOS DE APRENDIZAGEM.

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