11/08/2017

DISTRITO DE BARRAGEM LESTE - CAMPO X RURAL: O PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Reflexões com os protagonistas e análise concreta com alguns professores da rede municipal de Delmiro Gouveia, sobre a 'Proposta Metodológica Intitulada Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável - PEADS', apresentada em encontro com educadores da região Distrital de Barragem Leste, ampliam ainda mais, a necessidade de reforçarmos o/s conceitos sobre 'sustentabilidade', Campo, Rural e Urbano na dinâmica curricular oficial da rede. Por entender que os conceitos ampliam o entendimento entre as bagagens: Teórica X Prática ( LIBÂNEO, 1992), percebe-se um pequeno distanciamento interpretativo na prática efetiva dos Professores, agentes responsáveis pela execução da proposta, o que de longe passaria por uma crítica que não fosse construtiva. Defendemos que a comunidade Distrital de Barragem Leste, apesar de oficialmente e para os trâmites anais/legais ser 'Rural', em sua rotina sócio-cultural e política é 'Urbana'. Absolutamente estaria negando as raízes históricas, ou associando a percepção/estigma Rural/Campo, com rótulos ou imagem do atraso, do subdesenvolvimento, do cabo da enxada, retirante nordestino, caipira, entre outros como afirmado nas Concepções Sobre Campo (MOURA, 2015). Ainda assim, corroboro com o autor:"Alguns pensam que por conta dessa diversidade, o campo está desaparecendo e virando urbano, ou rurbano, ou que a cidade vai terminar tomando conta do campo, uma vez que a tecnologia já chegou lá. Ou seja, o campo já se modernizou, já saiu do atraso." (MOURA, p.104, 2014). 
         A propósito conheci Moura, e na oportunidade como  educador, professor e pesquisador, amistosa e respeitosamente apresentei as minhas considerações, como possíveis intercorrências, reflexões para o processo de implementação da proposta, analiticamente paralela a: "Uma filosofia da educação do campo que faz a diferença para o campo."  
           O fato é que, saímos de uma proposta (oculta), ou que nunca existiu formalmente, para uma proposta real, nesse meu entendimento, em processo, que tem mobilizado os atores sociais do processo.  É ISSO, EDUCAÇÃO É TUDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui sua opinião , grato Ivann.