Praticamente 2 (dois) anos da formalização do Plano Municipal de Educação da cidade de Delmiro Gouveia (PME), 6 (Seis) edições como pior rede municipal em qualidade (Anos iniciais), um ano da defesa de tese sobre a 'QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA MICRORREGIÃO ALAGOANA DO SÃO FRANCISCO (DELMIRO, OLHO DÁGUA E PIRANHAS), uma vida profissional dedicada a pesquisa voltada a interpretação das muitas variáveis polissêmicas do percurso sistemático educacional. Poderíamos enumerar uma série de eventos que impactaram/impactam diretamente nos resultados da aprendizagem , especificamente de Língua Portuguesa (leitura e interpretação de textos) e Matemática (Resolução de problemas), infelizmente nesta tímida filosofia shakesperiana, o céu é o limite, mas as prioridades estão longe das que entendemos como impactantes para a promoção equitativa, para todos e objetivamente projetada para o que é mister do ponto de vista prático operacional, 'promover a aprendizagem'. Em última análise, apresentado em palestra e publicada em: Análise da qualiddade da educação no ensino fundamental - Delmiro Gouveia, Metas e Projeções do Ideb, 2005/2013), corroboramos com alguns protagonistas da pesquisa que aponta escolas públicas com resultados positivos de qualidade na afirmação:
“Uma ação importante foi deixar
claro quais eram as metas a serem alcançadas. A educação no Brasil sempre foi
muito subjetiva e nós aqui tentamos transformar a subjetividade em algo
objetivo. Temos metas claras e todas elas são voltadas para a aprendizagem das
crianças. É esse o nosso foco” – (Secretário de Educação)
É isso, Educação é tudo.
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