Fragmento do texto: Estudo da Educação Pública Municipal em Delmiro Gouveia. Diante do que
fora apresentado nos trabalhos e pesquisas já realizadas anteriormente (SILVA, 2015/2016),
pertinentemente relacionado a qualidade educacional das escolas da rede pública
do município de Delmiro Gouveia, seria incoerente não reconhecer que os dados
estatísticos das edições históricas da avaliação sistemática nacional, bem como
seus principais objetivos, foram completa ou parcialmente inobservados, ou seja, como
destacado por Francisco Soares- Presidente do Inep sobre o uso da Prova Brasil ( Normativo,
Pedagógico e Administrativo gerencial) ou seus resultados, uma vez que tecnicamente,
estes dados instrumentalizam a demonstração do cumprimento da educação, aprendizagem
e equidade como direitos garantidos. Caracterizado o descumprimento
prático e legal, diante do registro da ampliação das distâncias entre as notas
efetivas do Ideb e as projeções, como demostrado nos dados, cabe a todos, nesse
entendimento; pesquisadores, educadores, gestores, legisladores e a comunidade
educacional, a ‘missão complexa’, porém, de cumprimento possível, de empreender
como desafios, reconhecer através do conhecimento teórico técnico (estudo, pesquisa,
avaliação, diagnóstico e monitoramento), com um conjunto de ‘ações
avaliativas’- avaliação prognóstica- pré-identificação de como e quais foram as
falhas, para posterior avaliação diagnóstica- como processo de conhecimento,
regulação e orientação do processo de aprendizagem.
Para a efetivação prática instrumental e
demonstração do cumprimento da educação e aprendizagem com qualidade e equidade,
entendemos como fundamental, que seja didaticamente orientada na rede municipal
o que já apontamos como ‘choque de gestão educacional’, vendo como
direcionamento principal a priorização técnica e autônoma, baseada em
evidências estatísticas, pautada em um plano de ação gestora articulada a
qualidade da aprendizagem efetiva, elaboração de objetivos de ensino e
aprendizagem concretos, processo de gestão tecnicamente eficiente e menos político, e gestão objetiva
dos recursos financeiro. (SILVA, 2016). É ISSO, EDUCAÇÃO É TUDO.
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