Reiteramos
com veemência aos nossos alunos a importância de aproximarmos os diferentes
entendimentos dos campos do conhecimento nos trabalhos científicos através das
citações. A grande preocupação dos alunos com as citações deveria ser em como
citar, ‘e não apenas em citar os autores’, uma vez que é permitido. Descartada esta
possibilidade, temos em questão como citar ideias, premissas, pensamentos,
objeções, negações ou afirmações encadeadas com a filosofia autoral por você
apresentada. Não se pode negar que o encadeamento literal entre ideias tem um
pré-requisito inquestionável, muitas vezes negado na sua essência pelo produtor
do texto, ‘a leitura’. Entre tantas perspectivas ricas a leitura tem o poder de
ampliar a assimilação, retenção, aumento da capacidade crítica e muitas outras
sistematizações. Citação direta, Indireta e da citação, antes de tudo precisa
estar adequada tecnicamente à norma. Apesar
de beirar o campo da prática em Palestras, Aulas, Seminários e Apresentações
diversas as citações, nesta perspectiva é incomum, uma vez que os alunos e
pesquisadores de um modo geral preferem usar os mecanismos de citação das obras
publicadas.
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