26/12/2017

Metodologia Científica – Citações de Palestras, Seminários, Aulas...

Reiteramos com veemência aos nossos alunos a importância de aproximarmos os diferentes entendimentos dos campos do conhecimento nos trabalhos científicos através das citações. A grande preocupação dos alunos com as citações deveria ser em como citar, ‘e não apenas em citar os autores’, uma vez que é permitido. Descartada esta possibilidade, temos em questão como citar ideias, premissas, pensamentos, objeções, negações ou afirmações encadeadas com a filosofia autoral por você apresentada. Não se pode negar que o encadeamento literal entre ideias tem um pré-requisito inquestionável, muitas vezes negado na sua essência pelo produtor do texto, ‘a leitura’. Entre tantas perspectivas ricas a leitura tem o poder de ampliar a assimilação, retenção, aumento da capacidade crítica e muitas outras sistematizações. Citação direta, Indireta e da citação, antes de tudo precisa estar adequada tecnicamente à norma. Apesar de beirar o campo da prática em Palestras, Aulas, Seminários e Apresentações diversas as citações, nesta perspectiva é incomum, uma vez que os alunos e pesquisadores de um modo geral preferem usar os mecanismos de citação das obras publicadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui sua opinião , grato Ivann.