15/12/2010

Inserção de alunos com 5 anos no Ensino Fundamental

 Se considerarmos o ordenamento do ensino fundamental de 9 anos e a entrada de alunos com 6(seis) anos de idade, teremos que  a incoerente e prematura inserção de vários alunos nas redes de ensino já está gerando sérios prejuízos a aprendizagem destas crianças. Partamos da premissa onde temos que a ponte da fase preparatória da educação infantil não foi privilegiada, pois os alunos foram inseridos, por interpretação da legislação, no primeiro ano sem considerações da idade cronológica prevista na lei, ou seja com 5 anos no primeiro ano do fundamental de 9.. No  tocante a parte prática tipificada na complexidade do ato motor da escrita e da sua relação de maturação do sistema de nervos e outros  aspectos emocionais e cognitivos envolvidos estas pularam esta importante etapa da infância didática escolar. Bem se já complicado dizer o quão é difícil buscar juntos aos educadores um sentido "prático" para o planejamento, imagine estabelecer que é essencial que conheçam a evolução gráfica, para que de  fato se busque atentar para estes objetivos no plano de aula. Nas avaliações diagnóstica escolares  deste ano,pela E.M.E.F. Dr. José CorreiaFilho , buscamos atentar para esta razão nos utilizando destes conhecimentos prévios fomentar esta adequação prática com trabalhos considerando os eixos/estágios ; sensório moto entre 0 e 2 anos, adequado a rabiscação. Estágio pré-operacional ,garatuja, 2 a 4 anos, sendo esta fase evolutiva subdividida em : ordenada,desordenada e controlada. Vamos atentar para alguns aspectos teóricos que notadamente guiarão uma prática paralela a resultados positivos  de  aprendizagem principalmente,nesta considerada a base inicial . É isso aí, Educação é tudo , tudo mesmo .

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