28/11/2017

Qualidade da Educação: Dimensões entre ter uma oportunidade e alcançar resultados de Aprendizagem


Em muito se tem questionado a correlação e pertinência sobre o dualismo apontado (Oportunidade X Resultados Alcançados), especificamente ao indicar a responsabilidade ou culpabilidade pelos resultados fins da educação no contexto das avaliações sistemáticas oficiais. Em geral, as dimensões relacionais apontadas no campo da teoria contemporânea sobre qualidade da educação guiam as expectativas para concretizar a qualidade, sem enaltecer as variáveis que a influenciam direta ou indiretamente. 
Nesta perspectiva o estudo Políticas Públicas para a redução do abandono e evasão escolar de jovens (2016), que entre outras questões analisa alguns fatores determinantes (Teoria e Evidências) além de ações para engajamento do jovem na escola, enfatiza que a aprendizagem está diretamente ligada à oportunidade e ou vice-versa. Faz sentido criarmos uma linha ao evidenciarmos a análise correlacional sobre a deficiência na qualidade da escola, aprendizado inadequado, mas nunca do desinteresse do estudante em escola de alta qualidade. Parece confuso, entretanto, se imaginarmos uma escola de qualidade, logo, teremos estudantes interessados o que levaria aos resultados esperados, efetivos e concretos. Esta análise, além de corroborar com o disposto no estudo, reforça ainda mais, o viés analítico que apoia os educadores quando afirmam, em geral, que os alunos perderam o interesse sobre a escola, o estudo e e.t.c. 
Facilitando toda a compreensão passemos a refletir, apesar de dicotomicamente, com as seguintes indagações: A oferta nas redes públicas tem sido de qualidade? Existem evidências da falta de interesse dos alunos? Se efetiva o ‘Direito’ a educação no contexto da população jovem?

Desta forma, em análise ao já publicado, reforçando as perspectivas do cotidiano prático o resultado possível, projetado ou desejado, não acontece mecanicamente, como bala de prata ou mágica, ou do fato de ser ofertado com qualidade. Está intimamente ligado também ao interesse do seu público alvo, onde a variável ‘interesse’ correlaciona-se a outras tantas, dai surgem outras conexões possíveis que eventualmente podem influenciar nos resultados de aprendizagem. É ISSO, EDUCAÇÃO É TUDO.