Em muito se tem questionado
a correlação e pertinência sobre o dualismo apontado (Oportunidade X Resultados
Alcançados), especificamente ao indicar a responsabilidade ou culpabilidade
pelos resultados fins da educação no contexto das avaliações sistemáticas oficiais. Em geral, as dimensões relacionais apontadas no campo da
teoria contemporânea sobre qualidade da educação guiam as expectativas para
concretizar a qualidade, sem enaltecer as variáveis que a influenciam direta ou
indiretamente.
Nesta perspectiva o estudo Políticas Públicas para a redução do
abandono e evasão escolar de jovens (2016), que entre outras questões analisa
alguns fatores determinantes (Teoria e Evidências) além de ações para
engajamento do jovem na escola, enfatiza que a aprendizagem está diretamente
ligada à oportunidade e ou vice-versa. Faz sentido criarmos uma linha ao
evidenciarmos a análise correlacional sobre a deficiência na qualidade da
escola, aprendizado inadequado, mas nunca do desinteresse do estudante em escola
de alta qualidade. Parece confuso, entretanto, se imaginarmos uma escola de
qualidade, logo, teremos estudantes interessados o que levaria aos resultados
esperados, efetivos e concretos. Esta análise, além de corroborar com o disposto
no estudo, reforça ainda mais, o viés analítico que apoia os educadores quando
afirmam, em geral, que os alunos perderam o interesse sobre a escola, o estudo
e e.t.c.
Facilitando toda a compreensão passemos a refletir, apesar de
dicotomicamente, com as seguintes indagações: A oferta nas redes públicas tem
sido de qualidade? Existem evidências da falta de interesse dos alunos? Se
efetiva o ‘Direito’ a educação no contexto da população jovem?
Desta forma, em análise ao já publicado,
reforçando as perspectivas do cotidiano prático o resultado possível, projetado
ou desejado, não acontece mecanicamente, como bala de prata ou mágica, ou do
fato de ser ofertado com qualidade. Está intimamente ligado também ao interesse
do seu público alvo, onde a variável ‘interesse’ correlaciona-se a outras
tantas, dai surgem outras conexões possíveis que eventualmente podem
influenciar nos resultados de aprendizagem. É ISSO, EDUCAÇÃO É TUDO.