22/11/2017

DESCOMPLICANDO A RESENHA CRÍTICA

         A resenha crítica como temos apresentado aos alunos (recentemente alunos do curso de pedagogia), não é do ponto de vista técnico acadêmico tida como de grande aprofundamento normativo. Isso não tira dela , a resenha, a função facilitadora, abreviadora de comentários de uma obra como/para análise argumentativa e de relações possíveis e existentes de extrema importância.
        Efetivamente vemos maior dificuldade no entendimento da Resenha sobre duas vertentes: Organização Estética e os Parâmetros Conceituais. A organização estética, com padrões normativos de fonte, tamanho, espaçamento entre linhas, margens , entre outras, e os Parâmetros Conceituais para estabelecimento de:Análise, Resumo, Apresentação e Crítica da obra. Nesse entendimento, depois de compreendida as questões estéticas, a crítica do resenhista é a que mais tem exigido dos alunos. O que tem dificultado o processo sistemático, sem dúvidas, é a falta de pertinência junto ao aprofundamento teórico e prático destes, principalmente quando envolto na concentração e desenvolvimento dos próprios argumentos do resenhista ao fazer as suas considerações (críticas ou elogiosas). É ISSO, EDUCAÇÃO É TUDO.