O Colegiado Territorial da região da Mata Alagoana encerrou a série de reuniões que estiveram sendo realizadas desde o dia 10 de março em Alagoas para conhecer a matriz de ações de investimentos do Governo Federal, em 2009, referente ao Programa Territórios da Cidadania.
Representantes dos ministérios envolvidos na ação apresentaram aos participantes – membros do Colegiado e autoridades locais – os objetivos do Programa e sua importância para o desenvolvimento rural sustentável do País. Em 2008, as ações do Programa contemplaram em Alagoas as comunidades do Litoral Norte, do Agreste e do Alto Sertão. Neste ano, os benefícios serão estendidos aos Territórios da Cidadania da Mata Alagoana, Da Bacia Leiteira, e Do Médio Sertão.
As reuniões dos demais Colegiados do estado foram realizadas nas seguintes datas: Alto Sertão – 10 e 11 de março, em Delmiro Gouveia; Litoral Norte – 18 e 19 de março, em Maragogi; Bacia Leiteira – 23 e 24 de março, em Pão de Açúcar; Do Agreste – 1º e 2 de abril, em Arapiraca; e, nesses mesmos dias, em Santana do Ipanema, referente ao Território do Médio Sertão.
Em 2009, o Programa foi ampliado de 60 para 120 Territórios da Cidadania, com investimentos previstos da ordem de R$ 23,5 bilhões. Para Alagoas, serão destinados R$ 965,7 milhões. As ações integradas serão desenvolvidas por 22 ministérios do Governo Federal, em parceria com estados, municípios e a sociedade civil.
Os Colegiados Territoriais são formados por representantes dos três poderes e da sociedade civil. Eles são responsáveis por identificar as demandas locais, para o órgão gestor priorizar o atendimento; promover a interação entre gestores públicos e conselhos setoriais; contribuir com sugestões para a qualificação e a integração de ações; sistematizar as contribuições para o Plano Territorial de Ações Integradas; exercer o controle social do Programa; e dar ampla divulgação às ações do Territórios da Cidadania.
Fonte : MDA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Expresse aqui sua opinião , grato Ivann.